quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

PASSAGEM 2009 PARA 2010

TÉCNICA MISTA SOBRE MADEIRA DE CONSTRUÇÃO CRIADA EM 31/12/2009. SIGNIFICA PARA MIM REALMENTE UMA PASSAGEM PARA NOVOS PROJETOS, MAIS ATENÇÃO A TUDO O QUE ANDA ACONTECENDO, OBSERVAÇÕES, ANOTAÇÕES E AUDÁCIA.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A CULPA É DE QUEM??

O desejo da Diretora da escola foi de um espaço cultural para homenagear e expor trabalhos e visitações. A inauguração foi perfeita! Depois disso o espaço foi virando depósito de tranqueiras, até virar também local de reunião do grêmio estudantil.Isso afetou o espaço e algumas obras de arte.
Fui idealizador e junto com alunos confeccionamos uma estátua do Salvador Allende Gossens, toda em jornal.
Abaixo fotos recente da estátua e como ela se encontra.








AQUI O REGISTRO QUE FICARÁ PARA SEMPRE NA MINHA LEMBRANÇA!

domingo, 25 de outubro de 2009

REVOLTA DO ARTISTA

Manifestar um descontentamento é parte da natureza animal, seja de qualquer espécie.
Quis sim destruir aquilo que me incomodava e que causava certo desconforto ao olhar. E outra coisa, que fique bem claro. As obras queimadas e destruídas são minhas. Não pertence a nenhuma instituição, nunca foram expostas. O artista deixa de ter poder sobre suas criações, quando essas foram vendidas, doadas, expostas ou fazem parte de coleção de museu ou algo parecido.
Posso vê-las sempre quando quiser nos registros fotográficos.
Veja (você) as duas fotos abaixo. Acho que dei explicações até demais



segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MÁSCARA E CHAPÉU DO ARTISTA

Casa em reforma, preparação da laje e pontaletes de tronco de eucalipto servindo de escoras. No meio disso tudo, muitas cascas dos troncos pelo chão e outras que retirei direito dos troncos.
A primeira idéia que veio a cabeça foi uma máscara. Durante a confecção veio a segunda idéia. Um chapéu. PRONTO! É isso mesmo. As coisas estão sempre ao nosso redor e a criação acontece por impulso.




segunda-feira, 13 de julho de 2009

MÁSCARA DE DRAGÃO

O QUE ME MOTIVOU PARA FAZER A MÁSCARA (A CAPA DESSE LIVRO)





"...Vermelho como um rubi mergulhado em sangue, vermelho como um ferro na forja, vermelho como um carvão ardendo de ódio e raiva, Thorn surgiu acima das desfalecidas árvores..."



Material utilizado – Molde do rosto que pode ser de gesso, papel Kraft para papietagem interior do molde, cola branca, gravetos secos e pedaços de palitos de churrasco para chifres e dentes, enxertos de jornal pra dar formato a cara do dragão, papietagem exterior e tintas.
EXPLICAREI O PASSO A PASSO:
1- Com um molde de gesso do seu rosto ou de outro qualquer. Passe vaselina em pasta na parte de dentro do molde, isso é para que não fique grudado o papel no gesso, depois com pedaços de papel Kraft (embrulho) umedecidos (para isso é só molhar um pedaço grande de papel Kraft e espremer para tirar o excesso de água, deixando-o úmido), rasgue em pedaços, vá passando cola de preferência com um pincel largo, aplicando os pedaços e colando e alisando com o próprio pincel. Repita isso umas duas ou três vezes. Esse processo é chamado de papietagem ou papelagem. Depois de secar é só retirar do interior do molde o formato do seu rosto.
2- Tendo em mãos o formato do seu rosto é possível trabalhar da maneira que melhor te der prazer, como pintar, envernizar, aplicar detalhes, cortar na direção dos olhos, boca e perfurar os orifícios do nariz.
3- Nessa máscara do Dragão, fui adicionando jornal amassado à máscara de forma a reproduzir o que eu queria – fui prendendo os volumes com fita crepe e dando a cobertura com o processo de papietagem.
4- O efeito produzido pelo papel Kraft é excelente, principalmente se a intenção for a aparência de couro.
5- Quando pinto costumo usar a tinta (prefiro as de tecido), misturando um pouco de cola branca para dar mais plasticidade e resistência a máscara.
DICAS – Nunca utilize na papietagem pedaços de papeis secos, pois o resultado será de um trabalho mal feito. A umidade é favorável a uma melhor aderência em contato com a cola e alisamento.
VISITE o setor de máscaras para ver outros resultados obtidos pelo mesmo processo de trabalho.



sábado, 27 de junho de 2009

QUANTO MAIS GENTE, MAIS QUENTE.


CONHEÇA UM POUCO SOBRE O LUCA E SE RECONHEÇA



Esse é o Luca feito de embalagens plásticas, papelão para seus chinelos e parcialmente papietado para que seja observado transparências pelo seu corpo. No Luca podemos enxergar além do coração, pois dentro dele agarrado as costas, nos deparamos com a palavra DOE, do verbo DOAR.
Luca é um boneco de reciclagem e faz parte de uma campanha do agasalho da escola onde trabalho. Fiquei muito feliz em criar o Luca e mais feliz ainda por todo mundo achar ele bonitinho e olha que é muito fácil de encantar com o que podemos, olhar, pegar sem nenhum compromisso.
Por todo nosso Brasil e mais perto ainda, no bairro em que moramos com certeza tem crianças e adultos assim como o Luca e nem precisamos achar bonitinhos, mas podemos olhar dentro deles e praticar o DOAR.


domingo, 14 de junho de 2009

AUTO RETRATO

O auto retrato também denominado o espelho do artista traduz para mim o que palavras não conseguiriam. Eles expressam um momento, uma fase, uma atitude surreal, uma procura das inúmeras identidades existentes, além das impressões causadas em cada pessoa que as vêem.
O artista só é identificado pelas suas criações? O artista considera os seus auto retratos um exorcismo ou uma obra de arte? Quem vai decidir isso é você.
Expresso meus auto retratos com desenhos, colagens, tintas, xilogravura e até digital do polegar direito ampliada. Outros não estão aqui e mais outros virão.

















QUADROS COM TÉCNICAS MISTAS


Dificilmente uso como suporte uma tela. Prefiro as madeiras que acho nas ruas que depois de limpas serão o suporte para a técnica mista, que para mim é tudo, aparentemente descatável e ao meu alcance.


Um pedaço de pano preto retirado do molde de meu rosto aplicado sobre madeira, pintado com resto de tinta de cabelo.

Plásticos derretidos sobre madeira e óculos

Homem de Ferro - sucatas sobre madeira e tintas
Sucatas sobre madeira, massa corrida e tintas

A Prótese - porta de guarda roupa e papietagem (cores só de papéis)

A Cadeira que Conta Histórias - Cadeira desmontada sobre porta e pedacinhos de tecidos colados.

sábado, 13 de junho de 2009

ESCULTURAS

Com diversos materiais ou mesmo objetos pode-se criar uma escultura. O mais importante é o modo que olhamos para um objeto ou mesmo o que ele nos passa.



Vodu Manga - Caroços de Mangas, casca de manga para o cabelo, arame e goma laca

Pênis - embalagem de produto de limpeza, pedaços de tecidos e tinta.


Cadeça de marmitex

Ave - Arame, juta e tinta.

Estátua de jornal - trabalho realizado para uma escola.

Parto - Cerâmica

Deus Travesti - Embalagens plásticas e papietagem.

Mesinha - Peças de automóvel, madeira e pecinhas miúdas.