segunda-feira, 13 de julho de 2009

MÁSCARA DE DRAGÃO

O QUE ME MOTIVOU PARA FAZER A MÁSCARA (A CAPA DESSE LIVRO)





"...Vermelho como um rubi mergulhado em sangue, vermelho como um ferro na forja, vermelho como um carvão ardendo de ódio e raiva, Thorn surgiu acima das desfalecidas árvores..."



Material utilizado – Molde do rosto que pode ser de gesso, papel Kraft para papietagem interior do molde, cola branca, gravetos secos e pedaços de palitos de churrasco para chifres e dentes, enxertos de jornal pra dar formato a cara do dragão, papietagem exterior e tintas.
EXPLICAREI O PASSO A PASSO:
1- Com um molde de gesso do seu rosto ou de outro qualquer. Passe vaselina em pasta na parte de dentro do molde, isso é para que não fique grudado o papel no gesso, depois com pedaços de papel Kraft (embrulho) umedecidos (para isso é só molhar um pedaço grande de papel Kraft e espremer para tirar o excesso de água, deixando-o úmido), rasgue em pedaços, vá passando cola de preferência com um pincel largo, aplicando os pedaços e colando e alisando com o próprio pincel. Repita isso umas duas ou três vezes. Esse processo é chamado de papietagem ou papelagem. Depois de secar é só retirar do interior do molde o formato do seu rosto.
2- Tendo em mãos o formato do seu rosto é possível trabalhar da maneira que melhor te der prazer, como pintar, envernizar, aplicar detalhes, cortar na direção dos olhos, boca e perfurar os orifícios do nariz.
3- Nessa máscara do Dragão, fui adicionando jornal amassado à máscara de forma a reproduzir o que eu queria – fui prendendo os volumes com fita crepe e dando a cobertura com o processo de papietagem.
4- O efeito produzido pelo papel Kraft é excelente, principalmente se a intenção for a aparência de couro.
5- Quando pinto costumo usar a tinta (prefiro as de tecido), misturando um pouco de cola branca para dar mais plasticidade e resistência a máscara.
DICAS – Nunca utilize na papietagem pedaços de papeis secos, pois o resultado será de um trabalho mal feito. A umidade é favorável a uma melhor aderência em contato com a cola e alisamento.
VISITE o setor de máscaras para ver outros resultados obtidos pelo mesmo processo de trabalho.



Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.